diabetes e exercício físico: Atividade física ajuda a controlar o diabete ?

Um dos mitos que cercam o diabetes é que ele é o resultado do excesso de doces, quando na realidade é um distúrbio do estilo de vida. É por isso que a promoção de hábitos de vida saudáveis ​​- incluindo a escolha da dieta correta e o exercício regular – é essencial para o controle da diabetes, que, se não for controlada, pode resultar em complicações graves que levam à incapacidade e até à morte. As complicações do diabetes incluem doenças cardiovasculares, o risco de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco, danos nos nervos, danos nos rins, lesões oculares, doenças da pele e doença de Alzheimer. Mesmo se você é geneticamente propenso a diabetes, um estilo de vida saudável pode prevenir o aparecimento da doença e permitir que você tenha uma vida saudável.Simplificando, o diabetes é uma condição médica em que o corpo é incapaz de produzir quantidades adequadas do hormônio insulina necessário para converter açúcar em energia. Aqui estão algumas orientações de dieta e exercício para manter a doença sob controle e ajudá-lo a levar uma vida segura e saudável:

Coma a cada três horas para evitar hipoglicemia

diabetes e exercício físico: Atividade física ajuda a controlar o diabete ?   Comer uma vez a cada três horas ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue no corpo. Mantenha seus lanches no meio da refeição leves e saudáveis ​​- frutas, manteiga, brotos e nozes são ótimos exemplos de lanches saudáveis ​​e nutritivos para mastigar entre as refeições. Comer depois de longas lacunas acarreta o risco de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), que é mais perigosa do que a hiperglicemia (níveis elevados de açúcar no sangue). A hipoglicemia pode levar a tonturas e desmaios e, em casos extremos, coma e até a morte.

Quais os alimentos que ajudam a baixar o diabetes?

diabetes e exercício físico: Atividade física ajuda a controlar o diabete ?   Fibra em sua dieta garante que o corpo converte açúcar em energia em um ritmo gradual, evitando assim um pico de açúcar. Como a fibra retarda a digestão, o consumo de alimentos ricos em fibras significa que a energia é liberada gradualmente no corpo, ajudando a manter os níveis corretos de açúcar no sangue. Grãos integrais (trigo integral, aveia, painço, cevada, trigo mourisco, cevada), legumes e frutas frescas inteiras e vegetais de folhas verdes são exemplos de alimentos ricos em fibras . Petiscos embalados e alimentos de rua, pão branco, arroz branco são alguns exemplos de alimentos refinados que você deve considerar eliminar da sua dieta.

Como Baixar os Níveis de Açúcar no Sangue Passo a Passo 

diabetes e exercício físico: Atividade física ajuda a controlar o diabete ?   Caminhar após o almoço e jantar por 20-30 minutos é recomendado para pacientes com diabetes, uma vez que acelera a digestão e ajuda na utilização de açúcar. Também tente e incorpore pequenos hábitos para impulsionar a atividade física. Há muitas pequenas mudanças que você pode fazer no seu estilo de vida para permanecer ativo durante todo o dia: subir as escadas em vez do elevador e estacionar o carro o mais longe possível do escritório para que você possa fazer algum exercício a pé. apenas alguns exemplos. Aos poucos, comece a seguir um regime de exercícios em consulta com um preparador físico certificado e não se esqueça de continuar comprometido com sua rotina de exercícios.

Entre em uma rotina adequada de pré-treino   

diabetes e exercício físico: Atividade física ajuda a controlar o diabete ?   Uma refeição pré-treino é obrigatória, uma vez que previne a hipoglicemia. Exemplos de refeições pré-treino incluem uma fruta (se a sessão durar menos de uma hora), ou pão multigrain com manteiga de amendoim e uma fruta (se você planejar uma sessão mais longa). Evite frutas como banana, chikoo, lichis e mangas que têm alto teor de açúcar e se contentem com frutas como maçã, goiaba e mamão que são ricas em fibras com açúcar moderado. Enquanto as frutas são inquestionavelmente entre os melhores alimentos para a saúde, lembre-se que a moderação é a chave para uma dieta saudável para diabéticos. Limite sua ingestão de frutas para 1-2 porções por dia para obter os melhores resultados. Monitorar os níveis de insulina antes de cada treino é obrigatório para pacientes com diabetes. Aja imediatamente para aumentar o seu nível de açúcar no sangue se ele cair abaixo de 70. Coma três pedaços de doce (não confundir caramelo) imediatamente, deixe cair os planos de treino por enquanto e coma uma refeição normal (não diabética). Você pode voltar para a academia na segunda metade do dia se sentir vontade.

Lembre-se de ter uma refeição antes da hora de dormir

Uma refeição antes de deitar é uma necessidade para pacientes com diabetes, uma vez que previne a hipoglicemia noturna (queda nos níveis de açúcar no sangue durante o sono), o que pode ter sérias implicações. Um pequeno copo de leite ou uma tigela de mamão são exemplos de uma refeição saudável antes da hora de dormir.

Exclua as complicações causadas pelo sangue espesso bebendo água suficiente

diabetes e exercício físico: Atividade física ajuda a controlar o diabete ?   Embora a ingestão de água recomendada seja diferente de pessoa para pessoa, dependendo de uma série de fatores, a quantidade mínima de água que uma pessoa deve consumir é de 8 a 10 copos por dia. No caso de pacientes com diabetes, a ingestão adequada de água é especialmente importante, uma vez que regula a espessura do sangue. O excesso de açúcar no sangue aumenta a viscosidade do sangue, o que pode resultar em complicações de saúde – riscos que a água anula ao diluir a espessura do sangue. Controlar o diabetes não é apenas mudar para uma dieta mais saudável ou incorporar alguma atividade física à rotina diária; é mais uma revisão completa do estilo de vida. Além do exercício e da dieta, o excesso de peso e a adoção de medidas para lidar com o estresse físico e mental são algumas das outras maneiras de manter a doença sob controle. Uma mudança positiva no estilo de vida pode não apenas ajudá-lo a controlar o diabetes, mas também diminui seus medicamentos a longo prazo, ajudando você a ter uma melhor qualidade de vida.
Veja também:Adoçante artificial faz mal a saúde? Sim ou Não ?

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