Jejum intermitente aumenta a saúde fortalecendo os ritmos diários

Várias versões da dieta de jejum intermitente parecem ter benefícios na perda de peso. Um novo estudo está investigando por que eles trabalham conclui que os ritmos circadianos são fundamentais.

como funciona O jejum intermitente?

Enquanto o mundo moderno parece repleto de dietas da moda, as pessoas parecem estar dando uma boa atenção ao jejum intermitente.

Como o próprio nome indica, o jejum intermitente envolve comer nada por longos períodos de tempo.

Alguns estudos descobriram que esse tipo de dieta é benéfico, mas exatamente por que isso beneficia a saúde ainda não está claro.

Recentemente, um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia, em Irvine, investigou o impacto do jejum em nosso relógio circadiano.

Os ciclos diários de sono-vigília, ou ritmos circadianos, impulsionam o fluxo e refluxo da vida humana; eles controlam muito mais do que apenas nossos níveis de sonolência. Nossos ciclos de 24 horas envolvem alterações metabólicas, fisiológicas e comportamentais que afetam todos os tecidos do corpo.

Talvez a maneira mais conhecida de influenciar o relógio seja através da exposição a luzes brilhantes, mas esse não é o único caminho; a ingestão de alimentos também afeta o relógio.

Estamos lentamente começando a entender como a alimentação desempenha um papel na modulação dos ritmos circadianos, mas sabemos ainda menos sobre como a falta de comida pode afetar os ritmos.

Jejum e ritmos circadianos

Os autores do novo estudo estavam particularmente interessados ​​em aprender sobre como o jejum influenciava os ritmos circadianos no fígado e nos músculos esqueléticos. Os pesquisadores publicaram suas descobertas na revista Cell Reports .

O jejum é um fenômeno natural para a maioria dos animais, porque a comida nem sempre está prontamente disponível. Em tempos de dificuldades, certas mudanças metabólicas ocorrem para permitir que o corpo se adapte.

Por exemplo, quando a glicose é escassa, o fígado começa a criar cetonas a partir de ácidos graxos, que o corpo pode usar como fonte de energia de emergência.

Uma série de fatores de transcrição induzidos pelo jejum conduz a essas mudanças metabólicas. Esses fatores de transcrição também parecem influenciar os ritmos circadianos.

Como exemplo, um estudo dividiu os ratos em dois grupos; os pesquisadores colocaram um em um regime de jejum intermitente e permitiram que o segundo comesse sempre que quisesse.

Ambos os grupos consumiram a mesma quantidade de gordura e calorias; no entanto, apesar de terem a mesma ingestão de energia, os ratos do grupo de jejum não desenvolveram obesidade ou distúrbios metabólicos, como os outros camundongos fizeram.

Também, importante, os autores notaram que as oscilações circadianas dos animais eram mais robustas no grupo de jejum.

Como os autores do recente estudo apontam, “a formação parece ser uma forte indicação metabólica para incorporar a expressão gênica rítmica”.

Os cientistas acreditam que ter ciclos mais claramente definidos pode ser parte da razão pela qual o jejum promove boa saúde.

Genes de jejum rítmico

O estudo mais recente também envolveu ratos. Enquanto os animais aderiram a períodos de jejum de 24 horas, os cientistas mediram várias funções fisiológicas.

Eles viram que, em jejum, os ratos usavam menos oxigênio e energia. No entanto, assim que os ratos comeram, essas alterações fisiológicas induzidas por genes foram revertidas. Isso espelha o que os pesquisadores já viram em humanos.

O principal autor do estudo, o Prof. Paolo Sassone-Corsi explica o que os pesquisadores descobriram, dizendo: “Descobrimos que o jejum influencia o relógio circadiano e as respostas celulares dirigidas pelo jejum, que juntas trabalham para alcançar a regulação gênica temporal específica do jejum”.

Eles também observam que isso influenciou diferentes tipos de tecidos em diferentes graus. Como diz o professor Sassone-Corsi, “o músculo esquelético, por exemplo, parece ser duas vezes mais responsivo ao jejum que o fígado”.

Como isso pode nos beneficiar?

Tendo avaliado as mudanças genéticas que ocorrem com o jejum, os cientistas agora precisam explicar como podem beneficiar a saúde.

O professor Sassone-Corsi sugere que “a reorganização da regulação dos genes pelo jejum poderia levar o genoma a um estado mais permissivo para antecipar a entrada de alimentos e, assim, impulsionar um novo ciclo rítmico de expressão gênica”.

Ele acrescenta: “Em outras palavras, o jejum é capaz de reprogramar essencialmente uma variedade de respostas celulares. Portanto, o jejum ideal de forma cronometrada seria estratégico para afetar positivamente as funções celulares e, finalmente, beneficiar a saúde e proteger contra as doenças associadas ao envelhecimento”.

Ao longo dos anos, ficou cada vez mais claro que a interrupção dos ritmos circadianos pode aumentar o risco de obesidade e distúrbios metabólicos, como o diabetes . Esse novo trabalho nos aproxima da compreensão do porquê disso.

Embora a compreensão da influência do jejum nos ritmos circadianos e na expressão gênica ainda esteja em sua infância, os autores esperam que, um dia, seu trabalho ajude a encontrar o melhor regime de jejum para a saúde.

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